O TARÔ DE MARSELHA E AS CELEBRAÇÕES

É chegado o momento das festividades, em que todos os membros da família e seus respectivos amigos se reúnem para comemorar, seja por ocasião de um simples aniversário, seja por um evento mais solene, como a organização de um casamento. Portanto, é tempo de dedicar mais atenção às festividades. 

Em matéria de divertimento e distração, o arcano emblemático da festa e das festividades é O ENAMORADO

O ENAMORADO: essa lâmina incorpora uma dimensão folclórica e teatral que Ihe e típica. Representa o show biz e seu lado glamoroso; encarna os notívagos e festeiros de todo tipo. Tal como os três personagens da lâmina, vestidos com elegância, a iconografia simboliza tanto uma reunião familiar, na qual cada um aparece usando seus mais belos trajes, quanto uma simples festa ou saída com os amigos, em que os participantes exibem um visual "da moda”. Essa idéia de se travestir ou se disfarçar remete aos bailes de máscaras, às festas temáticas, a um carnaval. Conjugando a noção de se vestir e se divertir, esse arcano aparece em um jogo de tarô para ilustrar uma festa entre amigos, como um aniversário, um evento de gala, um coquetel antes de um jantar, etc. Essa carta do tarô também materializa os convidados. 

Observemos agora os outros arcanos maiores, cujo grafismo destila o espírito da festa. 

O PAPA: como seu nome indica, essa figura pontifical materializa uma festa ou uma cerimônia religiosa, como um casamento, uma comunhão, um batismo, etc. Se por um lado a imagem do Santo Padre de fato simboliza os ritos e as tradições sagradas, associadas à cristandade, tal como a Páscoa ou o Natal, por outro, traz um valor ecumênico e universal, que também inclui as grandes festas judaicas e muçulmanas

O JULGAMENTO: uma festa sem música não é uma festa! A trombeta usada pelo anjo no alto do arcano confere o ritmo e simboliza a música e os sons. Encontramos aqui o ruído ensurdecedor dos ambientes de uma discoteca, um concerto, músicos tocando em um casamento, etc. Por si só, esse arcano materializa a festa da música. 

O SOL: como regra geral, o arcano representa a dança. Poderíamos compará-lo a jovens recém-casados abrindo o baile. Simbolizando ora um casal apaixonado, ora crianças, o Sol se manifesta em uma tiragem de tarô por ocasião das grandes festas familiares, como os matrimônios, os batismos e os ritos de circuncisão. Também evoca o calor do clă familiar e a coesão social que cerca esses momentos de felicidade. 

A CASA DE DEUS: por mais surpreendente que possa parecer à primeira vista, esse arcano contém toda uma simbologia sobre a festa. As pequenas bolas coloridas que jorram das ameias da torre evocam de imediato os confetes e as serpentinas. Também fazem pensar nos balões que voam para o céu por ocasião de um batismo ou casamento. Esse espetáculo colorido costuma evocar fogos de artifício, um show piro-técnico. A torre em ebulição faz referência a uma explosão de alegria. 

O MUNDO: esse arcano implica um público amplo e remete aos espetáculos grandiosos, como os festivais e as grandes recepções, bem como às importantes celebrações nacionais. A jovem no centro da mandorla segura um bastão que lembra o das moças de desfiles cívicos, reforçando essa idéia de festividade.

Enjoyed this article? Stay informed by joining our newsletter!

Comments
Alzira - Aug 16, 2021, 1:07 PM - Add Reply

Artigo Excelente!

You must be logged in to post a comment.

You must be logged in to post a comment.

About Author

Gosto de escrever.