O TARÔ DE MARSELHA E A MORADIA

A moradia é um dos temas mais recorrentes no estudo do Tarô de Marselha; portanto, convém dedicar-lhe mais atenção.
Em termos de alojamento e habitação, os dois arcanos maiores emblemáticos desse campo sao A LUA e A CASA DE DEUS. Ambos oferecem especificidades sobre as quais convém se debruçar. 
 
A LUA: representa os imóveis no sentido amplo do termo, tanto uma agência imobiliária quanto um complexo hoteleiro, uma área residencial e até mesmo profissional. Contudo, nela costumamos ver uma analogia com a ama de leite. Por tradição, esse arcano é associado ao casulo familiar.
 

A CASA DE DEUS: enquanto a Lua evoca sobretudo a casa individual e a residência de dimensão humana, esse arcano trata inicialmente de apartamentos e a vida comunitária em um mesmo imóvel. Com efeito, a iconografia da carta mostra três pequenas janelas muito altas, situadas em dois niveis diferentes e que, desse modo, remetem aos diferentes andares de um edificio residencial. Essa sensação de altura é ressaltada com a presença dos dois personagens que saltam no vazio, como para escapar das chamas que lambem as ameias da torre. Essa lâmina lembra de forma surpreendente os tipicos edificios parisienses ou em pedra de cantaria, encontrados nas grandes cidades francesas. Olhando mais de perto, a cor do edificio e seu grafismo destacam as pedras aparentes; é possível distinguir pequenos tijolos. Por extensão, também encontramos esse arcano nas tiragens de Tarô para descrever um arranha-céu, um prédio com vários andares e os castelos. Por fim, essa torre e sua ameia que desaba materializam o sótão de um apartamento ou de uma casa, a parte mais alta de uma moradia. Em oposição ao Arcano sem Nome, que evoca principalmente o térreo, também é o último andar de um prédio. 

Enjoyed this article? Stay informed by joining our newsletter!

Comments
Alzira - Aug 16, 2021, 1:16 PM - Add Reply

Artigo Excelente!

You must be logged in to post a comment.
Silvana - Aug 16, 2021, 3:24 PM - Add Reply

Artigo Excelente!

You must be logged in to post a comment.

You must be logged in to post a comment.

About Author

Gosto de escrever.