O TARÔ DE MARSELHA E A FAMÍLIA

Aprender a reconhecer todas essas figuras alegóricas é quase como jogar o jogo das Sete Famílias. 

Antes de apresentar os principais membros da família do "Taro de Marselha" e de retratar cada um deles, convém localizar os arcanos emblemáticos desse casulo familiar, a saber: O Sol e o Enamorado.

O SOL: esse arcano representa prirncipalmente a irmandade no que ela tem de mais nobre. Evoca a solidariedade familiar e o auxilio entre gerações. O grafismo dos dois personagens na carta simboliza um casal unido, o núcleo duro da célula familiar. O Sol é a base da familia, traduz sua solidez e seu brilho. Essa lâmina do Tarô desempenha uma dupla função, pois também materializa as crianças, em especial os vinculos fraternos que unem os membros de uma mesma geração entre si. 

O ENAMORADO: representa os parentes colaterais, os irmãos e as irmās, os primos e as primas, os tios e as tias. O arcano encarna várias pessoas de uma mesma *tribo", de uma mesma casta ou irmandade. Sem contar os irmãos e as irmās que também representa, ele costuma personificar os membros da familia encontrados em eventos familiares.

A fim de facilitar a leitura das tiragens de Tarô, tentaremos traçar a árvore genealógica da família do "Tarô de Marselha" por meio de seus principais membros. 

O EREMITA: representa o avô ou até o bisavô. O grafismo evoca um centenário ou mesmo o decano da humanidade. Esse personagem encurvado, de cabelos brancos e que se ampara em uma bengala reveste-se de todos os atributos de um idoso. Também materializa a sabedoria e a memória da família. É  sua encarnação, sua história e sua vivência. Como regra geral, a ele se atribui uma idade respeitável, a partir de 80 anos.

A PAPISA: é a avó do Tarô de Marselha. Ora associada ao Eremita, ora formando dupla com o Papa, ela materializa o homólogo feminino de ambos. Conhece a vida na palma da mão, tal como o livro vermelho que repousa em seus joelhos, e materializa o conhecimento universal. Em alguns casos, é uma mãe idosa, mas que ainda não se tornou avó. De modo geral, a ela se atribuem ao menos 50 anos, mas com frequência ela é mais velha. As vezes, pode representar a decana da humanidade.

O PAPA: essa figura pontifical representa tanto o avó quanto um pai de família de meia-idade. E ponderado e circunspeto, dirige-se a seus filhos como o Papa a seus fiéis. Por ser muito comparado com a Papisa, a ele se atribui uma idade idêntica à dela. Por outro lado, é mais jovem do que o Eremita, pois às vezes encarna um de seus filhos e, com frequência, um de seus irmãos mais novos. 

O IMPERADOR: aqui está agora o pai de família, o pilar central da familia do "Tarô de Marselha". Duro como a rocha, com o olhar fixo e sincero, o Imperador representa a maturidade benevolente, um homem em plena forma, totalmente dedicado a sustentar seu lar. Dependendo de sua idade, que por tradição é situado entre 40 e 60 anos, ora é filho da Papisa e do Papa, ora o irmão mais novo de ambos ou até um de seus sobrinhos. Apenas o contexto e os arcanos que o cercam em uma tiragem poderão especificar seu estatuto exato na irmandade.

A IMPERATRIZ: como regra geral, simboliza a dona de casa, a mãe de familia, a esposa do Imperador. Depedendo do contexto, pode aparecer como sua irmã. Do mesmo modo que para seu homólogo masculino, sua idade oscila entre 40 e 60 anos. 

O CARRO: representa um jovem de cerca de 30 anos. Dependendo do contexto familiar, simboliza ora o irmão mais novo da Imperatriz e do Imperador, ora o irmão mais velho do Mago. Sem citar todas as combinações possíveis, esse rapaz de 30 anos também poderia representar o padrinho do Mago, seu primo etc. No Tarô, nada é fixo, e nisso repousa toda a sua riqueza. Convém considerar apenas sua idade para as tiragens de Tarô, uma vez que seu estatuto no seio da família varia tantas vezes quantos săo os individuos na Terra. Os exemplos são dados para situar uns em relação aos outros.

A TEMPERANÇA: é dificil definir o parentesco da Temperança com os outros membros da familia, exceto que ela representa uma jovem cuja idade geralmente oscila entre 30 e 40 anos. Ela representa mais um conceito de delicadeza e harmonia. Poderia materializar tanto a esposa do Carro quanto uma de suas irmās, a tia do Mago etc. 

A ESTRELA: essa graciosa senhorita apresenta semelhanças fisicas com a Temperança e, como ela, também utiliza jarros. Não é preciso muito para que sejam consideradas irmās gêmeas. Pode-se imaginar a Estrela como prima-irmă da Temperança, uma irmå do Carro etc. Quanto à sua idade, embora varie sensivelmente de acordo com o contexto, aproxima-se daquela da Temperança. A Estrela simboliza sobretudo um conceito de fecundidade e feminilidade, seja qual for sua idade. 

Enjoyed this article? Stay informed by joining our newsletter!

Comments
Silvana - Jul 16, 2021, 12:20 PM - Add Reply

Artigo Excelente!

You must be logged in to post a comment.

You must be logged in to post a comment.

About Author

Gosto de escrever.